Futebol, natação, vôlei, tênis de mesa, futsal e atletismo. Esses são alguns dos esportes mais populares do mundo. Inclusive, alguns dessa lista integram as Olimpíadas e fazem sucesso entre o público, presencialmente ou nas redes sociais. Você costuma acompanhar?

Mas saiba que melhor do que torcer e vibrar pela competição desses esportes é participar deles para controlar o sedentarismo, ter mais qualidade de vida e bem-estar e envelhecer bem. Afinal, a prática de exercícios físicos ajuda na promoção de saúde física e mental. Ainda, isso pode se tornar um hobby na sua rotina.

Quer saber mais sobre esses esportes populares do mundo? Continue a leitura e fique por dentro dos principais deles, suas características, benefícios e os mais recomendados para cada pessoa!

Futebol

O futebol é um dos esportes mais populares do mundo, com destaque para o Brasil. Ele é considerado paixão nacional, move torcidas e movimenta e economia durante o ano inteiro. Basta se lembrar de como as ruas do país ficam enfeitadas durante a Copa do Mundo. Além disso, a esperança do hexa é o assunto que mais une a população.

Contudo, muito além da torcida, você pode participar do futebol. Entre os benefícios desse esporte, podemos mencionar o auxílio na perda de peso e o aumento da massa muscular. Afinal, existe uma grande perda calórica durante as corridas e demais movimentações em campo.

Junto a isso, o futebol também é útil no fortalecimento dos ossos e na diminuição dos riscos para estresse e ansiedade. A explicação é que essa prática exige concentração, o que pode afastar pensamentos negativos e manter o foco apenas no esporte.

Vôlei

O vôlei foi um dos esportes de maior destaque, especialmente, durante as Olimpíadas de 2021. Se você costuma acompanhar as redes sociais, possivelmente, percebeu como ele foi assunto da internet e rendeu notícias e memes.

No total, existem 15,3 milhões de praticantes de vôlei no Brasil. Os adeptos podem se beneficiar com melhoria da capacidade respiratória e da coordenação motora, fortalecimento do corpo, aumento da flexibilidade etc.

Isso porque é necessário ficar de olho em diversos movimentos dos adversários para evitar que a bola entre na própria área. Ainda, saiba que você pode escolher entre o vôlei de praia ou o de quadra. As regras são semelhantes e os benefícios conquistados, também.

Tênis de mesa

O tênis de mesa é o terceiro esporte mais praticado no Brasil, com aproximadamente 12 milhões de praticantes. Ele tem objetivos similares ao vôlei, embora seja disputado em uma mesa e a partir de uma raquete.

Quer saber uma curiosidade sobre o tênis de mesa? Um dos maiores jogadores de futebol da atualidade, Lionel Messi, também se destaca nesse esporte. Parte disso pode ser explicado pela alta coordenação motora e flexibilidade conquistadas pelo futebol.

Seja como for, os adeptos do tênis de mesa também podem otimizar essas e outras habilidades. É o caso de maior força, resistência, velocidade nos movimentos e no raciocínio etc. Afinal, a bola desse esporte é leve e se movimenta rapidamente durante a disputa.

Natação

Que tal um esporte aquático para se divertir e cuidar do bem-estar, com um menor risco de lesão? A natação preenche esses requisitos e fica em quarto lugar no ranking dos mais populares do Brasil. No total, existem cerca de 11 milhões de praticantes.

Outra característica que chama a atenção dos adeptos da natação é que ela praticamente não tem contraindicações. Isto é, pessoas de diferentes idades e corpos físicos podem se desenvolver nesse esporte. 

Assim, entre os benefícios obtidos, é possível citar fortalecimento das articulações e ligamentos, auxílio na queima de gordura, melhoria da memória e respiração, além do combate ao estresse. Tenha em mente que é necessário ter um controle ainda maior dos movimentos e da respiração.

Futsal

O futsal é um esporte com regras e características parecidas com o futebol, mas se difere, principalmente, por ser jogado em quadra. Assim, ele também é muito popular entre os países da América do Sul, como o Brasil. Em nosso país existem cerca de 10,7 milhões de praticantes.

Sentiu curiosidade em saber mais sobre o futsal? Os benefícios proporcionados envolvem melhoria do condicionamento físico e da coordenação motora e ganho de massa muscular.

Atletismo

O atletismo é outra modalidade popular no Brasil, com 2,1 milhões de praticantes. Esse grupo inclui esportes como corrida, saltos e lançamentos. Eles podem ser praticados em estádios, vias públicas ou nos campos.

Tem interesse pelo atletismo? Os benefícios de praticá-lo envolvem melhoria da qualidade do sono, redução da gordura corporal, fortalecimento da musculatura, diminuição nos níveis de colesterol e muito mais.

Como escolher o esporte ideal?

O que achou de alguns dos esportes mais populares listados? Se tiver interesse, existem algumas dicas para escolher qual mais combina com você. Antes de tudo, lembre-se de que eles podem ser praticados tanto por homens quanto por mulheres. Confira:

  • descubra o seu perfil: exerça o autoconhecimento para entender suas preferências, como esporte individual ou em grupo, ao ar livre ou em espaço fechado etc.;
  • pense nos seus objetivos: alguns esportes podem ser mais benéficos para um objetivo do que outros. Por exemplo, se o seu é fortalecer os ossos e evitar lesões, a natação pode ser a melhor escolha;
  • avalie a sua rotina: escolha um esporte que se adapte a seu dia a dia para não atrapalhar seu trabalho e demais compromissos;
  • teste algumas alternativas: você pode não tomar a decisão certa na primeira oportunidade, então, é válido testar algumas opções para ter uma conclusão mais acertada.

Então, o que achou dessas dicas para escolher entre os esportes mais populares do mundo? Além das alternativas citadas, vale a pena fazer uma consulta médica para ter uma orientação profissional. Por fim, entenda que os benefícios citados podem surgir a médio ou longo prazo.

E aí, já escolheu qual é o seu esporte preferido? Deixe um comentário com essa resposta. Vamos analisar a preferência dos nossos leitores!

Categorias: Saúde

Encontre na farmácia mais próxima de você ou compre online!